Transcrevo abaixo o excelente texto da ABC Design sobre a questão de prêmios em excelência em Design...
"Recebi esses dias a notícia de que o Senai-SP lançou este ano o Prêmio SENAI-SP EXCELLENCE DESIGN. O objetivo, claro, é valorizar, reconhecer e promover as empresas paulistas que investem em design.
Mais abaixo eu incluo o link para quem estiver interessado sobre o prêmio, mas antes eu gostaria de fazer um desabafo.
Todo ano têm pipocado prêmios de design. A gente sempre acaba divulgando aqui porque, enfim, pareciam uma prova de que o design vinha ganhando importância, especialmente quando se trata de instituições como o Senai, ligada à indústria.
Isso não é uma crítica específica ao Excellence Design do Senai, mas foi ele que me fez pensar. Porque instituições pensam que prêmio (neste caso, nem financeiro) é uma forma de valorizar o design?
Será mesmo que dar um troféu e um selo - que não tem reconhecimento, história nem força no mercado, como um iF, talvez - para um produto ou um designer vai fazer com que o dono da indústria valorize e contrate mais serviços de design?
Será que os produtos e projetos selecionados vão mesmo representar a “excelência” em design, e, com isso, vão ser boas referências para as pessoas ligadas a esse setor? Será que não seria mais produtivos para ambos os lados - designers e indústria - que uma iniciativa dessas viabilizasse alguns projetos inovadores?
Não sei, tenho minhas dúvidas, e, confesso que estou começando a perder a vontade de divulgar e ver os resultados desses milhares prêmios, especialmente aqui no Brasil.
Acho que precisamos de mais iniciativas que ajudem as grandes indústrias, empresários, engenheiros, diretores de marketing, e todas as outras instâncias a ENTENDEREM o que é o design, COMO ele contribui com os negócios e a sociedade, quais são os CRITÉRIOS para um BOM design, COMO se mede (ou não) esse valor (tangível/intangível), e por aí vai…
Prêmio às vezes só fazem volume nocurrículo. E um currículo que vai ficar guardado na gaveta se o mercado não absorver o profissional. Os designers, hoje, querem saber mesmo é de trabalhar, e ganhar dinheiro com isso. Porque prêmio não enche barriga de ninguém.
Desculpe Senai, acho importante que as iniciativas existam, a crítica não é específica a vocês. Espero só que essas instituições entendam o poder que têm e que gastem esse dinheiro em ações que tenham resultados mais concretos…"
Ainda digo mais um pouco: conheço muitos Designers que acabam largando a profissão pela absoluta falta de respeito com quem passa 4 anos (ou mais) estudando e aprendendo como desenvolver um produto. A falta de um conselho decente deveria ser a ponta de lança para que "designers de mercado" (aqueles que fazem um cursinho de AutoCad ou 3D Studio e se dizem Designers) sejam definitivamente alijados de uma profissão que é muito mais do que um programa de computador
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
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